"Trouxeram-lhe também criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isto, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará." (Lucas 18,15-17)
Quem Canta Ponto de Umbanda, Ora duas vezes!

Participe do nosso Chat de Umbanda!

Get your own Chat Box! Go Large! Regras do Chat ›› É proibido o uso de nicks com nome de Entidades ou Orixás, Cargos do Tipo Pai, Mãe, Ogan etc., ou nicks considerados como insultuosos ou ofensivos. ›› É proibido insultar ou ofender qualquer utilizador deste chat.. ›› Não informe dados pessoais na sala de chat, tais como E-mail, Nº de telefone. Para esse tipo de fornecimentos deverá anunciá-los em conversação privada com o membro a quem pretende fornecer os dados, pois o Blog não se responsabiliza por quaisquer dano e/ou prejuízo. ›› Respeite todos os utilizadores para que também possa ser respeitado.

Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Humilde Comentário de um Sacerdote Umbandista



Abaixo postei alguns  textos do “livro dos médiuns” de Allan Kardec sobre o que, nós umbandistas espíritas, e principalmente os dirigentes de centros, deveríamos ler, estudar e meditar para libertar a Umbandada ignorância, da falácia e das perturbações provocadas por encarnados e desencarnados, iludidos com supostos procedimentos mentirosos adivinhatórios e resolvedores de problemas materiais e mesquinhos, que aprisionam e viciam os caminhantes encarnados à baixa vibração, e à estagnação moral e religiosa. Ao que muitos acertadamente chamam de “baixo espiritismo”.

É uma verdadeira escravização de seres à busca constante de uma paz e resolução de problemas, em suas vidas, que jamais alcançam, pois a ignorãncia é a mãe da ilusão que, por sua vez, emana a desilusão, fonte da inquietude, perturbação e desarmonia.

No Templo Espiritualista do Cruzeiro da Luz, que se propõe a ser uma casa religiosa que ensina, orienta e ajuda os irmãos, que nos procurem e queiram, na senda do evangelho e da doutrina raciocinada, quantas vezes temos a tristeza de receber pessoas completamente desequilibradas e perturbadas, buscando adivinhos e feiticeiros, perturbando o ambiente religioso com palavras como essas:

- o guia tem que adivinhar o meu problema.

- o guia tem que ter mais luz para resolver e adivinhar o que tenho.

- nas casas de Umbanda em que estive os guias adivinham, e não ficam nesse blá, blá, blá de evangelho.

- isso aqui é mesmo Umbanda? Nas casas em que vou não tem esse negócio de palestra e cantorias.

- nunca vi guia de Umbanda falar de evangelho, eles têm é que resolver os problemas.

- aqui demora muito, com preces, cantorias e palestra. E as consultas?

- aqui só tem cantoria, nas casas em que conheço você fala logo com o guia e vai embora, aqui vocês prendem a gente com tanta cantoria e palavreado.

- quero falar com um guia forte, não com qualquer um.

- esse guia presta?

- casa que não cobra consulta e trabalhos, não tem força.

E por aí vai....!

Quer dizer, para essas pessoas, infelizmente viciadas por supostas casas que se dizem umbandistas, o templo de Umbandatem que ser o supermercado onde vai satisfazer suas necessidades e resolver seus interesses mesquinhos e materiais. E, infelizmente, pasmem, isso é provocado e mantido por centros chamados de umbanda! Esses centros estão mais preocupados em encherem sua assistência de pessoas, que na verdade são clientes, não importa como, satisfazendo o que cada uma delas exigem ou querem, desde que freqüentem "a minha casa", e chamam isso, de forma deturpada, de "caridade", esquecendo-se que a nossa missão não é a de agradar, mas a de orientar, ensinar e curar, quer agrade ou quer desagrade. Esses centros veêm nos outros centros verdadeiros competidores, daí se ouvir coisas feitas e ditas contra as outras casas umbandistas que até Deus duvida!

Não, o Cruzeiro da Luz não é uma casa de consulta, não é um super-mercado de ilusões. No cruzeiro da luz, o seu dirigente e os seus médiuns, são pessoas ocupadas, resolvidas consigo mesmos e com suas vidas, que não têm tempo a perder com abobrinhas, e que lá estão, de forma sacrificial, não para preencher suas carências ou outras necessidades quaisquer, senão a de, unidos a jesus, juntar-se aos guias e mentores de luz para aliviar sofrimentos e apontar o caminho da verdadeira libertação, pela reforma íntima.

Como diz ramatis, não existe outro remédio capaz de curar as dores dos seres sofredores senão a “evangelhoterapia”. E, como podemos comprovar nos textos abaixo, os bons espíritos não vêm a nós para serem nossos adivinhos e feiticeiros, mas para nos ensinar o caminho da libertação espiritual, fonte de paz e alegria interior.

O resto é trabalho sujo e aprisonador das sombras.

Se os sacerdotes, dirigentes de centros, não se abrem para a realidade de que não existe solução para as mazelas de sofrimento e dor senão na reforma interior, íntima, nos caminhos do evangelho de jesus, a Umbandaserá mistificada, como já o é, produzindo pessoas desajustadas, ignorantes e perturbadas pelas falácias e ilusões de uma ação espiritual advinhatória e mágica e terminam desiludidas nas teias do neopentecostalismo fanático.

Sem a ciência, a religião se torna um conjunto de crendices e superstições aonde se amontoam espíritos sombrios que se afinizam com tal.

Não adianta se falar em Ogum, festejá-lo e etc, se não se quer ouvir os seus clarins conclamando os umbandistas à vivência da lei, lei de deus, lei do conhecimento, lei do equilíbrio, lei que nos aponta, pela espada sagrada, o caminho em direção à luz.

A Umbanda não é espetáculo, o Templo Umbandista não é casa de festas ou clube de amigos, muito menos é casa de adivinhação e consulta. É uma igreja, casa religiosa, onde os médiuns(sacerdotes) e guias (amigos do plano espiritual) se juntam para um trabalho crístico, ou seja, evangelizador. Se eles atendem os irmãos sofridos para um diálogo fraterno é no sentido de aconselhar e orientar. Por isso no Cruzeiro da Luz chamamos de aconselhamento e nunca de consulta, pois a palavra consulta pressupõe trabalho profissional e remunerado.

O surgimento da Umbanda no Brasil tem suas raizes na proposta idealizadora do caboclo das sete encruzilhadas que assim se exprimiu: “venho fundar uma nova religião cuja base é o evangelho e o mentor maior, o cristo”.

Para mim, aí está a realidade profunda da mensagem da religião umbandista. O resto é frivolidades, festas, superstições e crendices sem bases racionais e vivenciadas.

Nós, os sacerdotes dirigentes e presidentes de templos umbandistas, temos o dever de abrir os olhos para essas coisas, pois seremos reponsabilizados pela espiritualidade superior por tantas e tantas pessoas que freqüentem os templos e sejam induzidas ao erro, à superstição, à crendice.

Acredito, na minha humilde opinião, que as federações e congregações umbandistas, em vez de alimentarem essas fantasias e ignorâncias com festinhas e eventos, que sempre terminam em brigas e rixas dos senhores doutos da ignorancia e das historias de carochinhas, deveriam fazer um trabalho doutrinador e esclarecedor sério, com os templos de Umbanda e seus dirigentes, quer agrade, quer desagrade, como diz paulo, o apóstolo, lembrando-se da afirmação do dr. Bezerra de Menezes:” se falam de você, se jogam pedra em seu trabalho, é porque voçê desagradou aos maus, pois os bons jamais destroem”.

Não podemos abrir templos umbandistas para agradar a a, b, ou c, que buscam apenas preencher seus vazios, na cegueira da busca de soluções mágicas e, portanto, mentirosas, de suas mesquinhas necessidades materiais e emocionais.

Lembremos que “a Umbanda não faz milagres, faz caridade”, e que ela, “a Umbanda é coisa séria para gente séria”.

Como dizia Jesus “quem tem ouvidos de ouvir, que ouça”.

Infelizmente muita gente tem ouvidos, mas não escutam, porque não têm interesse em escutar e buscam acreditar naquilo que lhes interessa, não naquilo que é a verdade e a lei da vida, e “conhecereis a verdade e ela vos libertará”, diz o mestre Jesus.

Sei que para alguns minhas palavras vão soar como ofensa, orgulho ou outras coisas mais. Desde já peço perdão a esses irmãos. Não é a minha intensão. A intensão dessas palavras é falar àqueles que tenham a mesma forma de pensar, para que nos unamos num trabalho sério em prol da propagação e vivência da Umbanda como instrumento de religação com Deus, através de uma fé raciocinada e ascensional.

Abraços fraternos

Por Pai Valdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.

Para odiar, as pessoas precisam aprender.

E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.

A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.


Nelson Mandela

Julinho da Praia e Mariazinha da Praia

Julinho da Praia e Mariazinha da Praia
Obrigado por estarem em nossas vidas... Onibeijada!

Obras Básicas do Espiritismo - Pentateuco do Espiritismo - Clique na Imagem!

O Livro dos Espíritos - Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. O Livro dos Médiuns - Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Em continuação de "O Livro dos Espíritos" por Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo - Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida por Allan Kardec. Fé inabalável só é a que pode encarar a razão, em todas as épocas da Humanidade. Fé raciocinada é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo. O Céu e o Inferno - Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte por Allan Kardec. "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva". (EZEQUIEL, 33:11). A Gênese - Os milagres e a predições segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Na Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.
Clique na Imagem e Leia o Livro.

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda

Crianças na Umbanda

Falange das Crianças, apresentam-se com a roupagem fluídica de crianças, trazem destes somente a pureza e a alegria contagiante. Na verdade são os grandes Magos do Universo. Foram grandes Sacerdotes quando de suas encarnações na Terra. Escolheram a forma infantil por representar melhor a energia que elas manipulam, ou melhor, que elas emitem. Criança significa alegria e pureza, qualidades fundamentais para quem quer que deseje galgar na alta espiritualidade. Mas, muitas dessas entidades tiveram sua última encarnação interrompida ainda na fase infantil. Por outro lado, no processo de incorporação, a energia desta falange, normalmente penetra em grande parte pelo chákra laríngeo, fazendo com que o médium modifique a voz, afinando-a. São entidades de muita luz e muito poderosas, protegidos por Papai Ogum e Mamãe Iemanjá.